Educar

One Man's Dream

EDUCAR é mostrar a vida a quem ainda não a viu, apontar, mostrar a direção…

Para Rubem Alves a primeira tarefa da educação é ensinar a VER. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.

Os olhos tem que ser educados para que nossa alegria aumente. Diz também que a educação se divide em duas partes: Educação das habilidades e educação das sensibilidades…Onde sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e não fazem sentido, pois os conhecimentos nos dão meios para viver e a sabedoria nos dá razões para viver.

Educar é algo maravilhoso, mágico, encantador…Educar uma criança é lhes dar asas e esperar que alcem voo.

“Quero ensinar as crianças. Elas tem olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos era o início do pensamento…A capacidade de se assombrar diante do banal. Para elas tudo é espantoso: Um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem. (Rubem Alves)

Aprendemos na escola, fórmulas, conceitos, coisas complicadas, ás vezes decoradas, mas esquecem de nos ensinar a enxergar a beleza de uma ave voando no horizonte a cortar o céu.

“Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade que elas apontam. As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos…Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. O ato de ver não é coisa natural, precisa ser aprendido.

Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo parece refletido dentro da gente, e são as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não tem saberes a transmitir. No entento, sabem o essencial da vida. (Rubem Alves)

Precisamos despir o nosso olhar e o nosso sentir adulto e vestí-los com o olhar de uma criança.

Imagens: Pinterest

Comentários

  1. Inpirador seu post...tava aqui sem saber o que postar hj, li seu post, olhei pra meu filho dormindo...já sei!!!

    Beijinhos preciosos

    ResponderExcluir
  2. OI MINHA QUERIDA!!!!!!!
    QUANTA SAUDADE, AQUI ESTOU NUMA CORRERIA QUE NEM SEI, FICO ATÉ MEIO MALUCA. MAS PRECISO REGAR MEU JARDIM E FAÇO ISSO VISITANDO MINHAS AMIGAS, COMO VOCÊ!
    E REGUEI DE FORMA ESPETACULAR MINHAS FLORES, COM UM TEXTO LINDO, INSPIRADOR E SINCERO.
    MUITO BOM VIR AQUI!!!!!!
    BEIJINHO COM CARINHO

    ResponderExcluir
  3. Educar uma criança e fazê-la ver o melhor na vida,pelas trilhas do coração.Não é fáciil educar, mas tentamos sempre e sempre! beijso,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Débora!!! Amei!!!
    Beijos e tenham um lindo final de semana!!
    Bela

    ResponderExcluir
  5. Débora, quanto tempo. Demorei para visitar seu blog, mas sempre é tempo.
    Texto lindo. Cheio de riquezes para educadores. As dificuldades acentuam-se a cada dia, mas com amor e sensibilidade enxerga-se as janelas que se abrem

    bjs
    Edna Santiago

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!