Três, três passará…

Essa semana comemora-se o dia das crianças…e como é BOM ser criança!

No meu tempo de criança eu não tinha playground para brincar…mas eu tinha o quintal da casa de minha mãe, o de minha vó nas férias e a rua…Espaços ao ar livre, cheio de verde, colorido, movimento…era nesses ambientes que aconteciam as melhores e encantadoras brincadeiras…Nada de playstation, nitendo wii, internet, msn…as brincadeiras eram de verdade, olhávamos nos olhos, nossas mãos eram apertadas nas cantigas de rodas, o som das nossas vozes eram escutados, nada de som de teclado de computador ou de notebooks, eram vozezinhas entoando cantigas pueris, contado histórias, gritando…barulho bom de criança!

Imagem preso

As brincadeiras eram vivenciadas por fases…havia a época da bola, todas as brincadeiras giravam em torno dela…os meninos o futebol, esse nunca saía de moda, o baleado, passa a bola…época das pipas, achava lindo o céu azul ganhar o colorido emanado por elas, cada um querendo colocar a sua o mais distante possível, passávamos horas olhando para cima…quando chovia e a terra ficava molhada brincávamos de amarelinha na areia ou riscávamos o passeio da casa com um pedaço de giz e passávamos a manhã inteira pulando as casas até chegar no céu…

Imagem preso

Uma das minhas brincadeiras favoritas acontecia as tardes no quintal da casa de minha mãe…já até mencionei ele AQUI em um post, brincar de escola, tínhamos um velho quadro de giz, caixotes de madeira eram as cadeiras e carteiras…cada dia uma era a professoas, e olha que professoras que tínhamos entre nós, poderiam até dar aulas de como ensinar para muitas que existem por aí, pois fazíamos tudo com muita diversão, muitas vezes levávamos os próprios deveres escolares para fazer na “nossa escolinha”…quando a noite chagava e o céu se cobria de estrelas íamos para a rua em frente a nossa casa cantar de mãos dadas canções que hoje estão esquecidas ou desconhecidas por muitas crianças…As vezes era preciso as nossas mães nos lembrar que já era hora de ir para casa.

Imagem preso

É uma pena hoje as brincadeiras serem outras, muitas crianças não sabem nem o que é brincar, talvez por falta de espaço, por falta de tempo já que muitas fazem tantas atividades extra classe que não lhes sobre tempo para o “brincar”, ato tão importante para o seu desenvolvimento psiquico, social, intelectual, motor…Li um post interessante que fala também sobre este assunto no Blog Reserva de Emoções de uma pessoa especial a Ivana, depois se puderem passem lá…

Imagem preso

Bom…nesse dia das crianças desejo que você nunca, nunca deixe morrer a criança que um dia foi e que ainda está aí, guardada em sua mente e em seu coração. Que ela possa estar presente em todos os momentos que vivenciar em sua vida! E um pedido…ensine a uma criança do seu convívio…filho, sobrinho, neto, conhecido, vizinho uma brincadeira que mais gostou em sua infância, certamente ela irá amar conhecer e quem sabe ensinar também as outras crianças do seu convívio….Vamos tentar reviver brincadeiras que estão esquecidas, desconhecidas, vamos ensinar a brincar!

Imagem preso

Imagens: Pinterest

Comentários

  1. Muito legal esse post.

    Amei a primeira e segunda imagem. A primeira pois a menina é minha cara qd pequena (uma mistura de doçura e sapequice, com muita sujeira no pé...rsrsrs) e a segunda pela engenhoca.

    Amaaaaava brincar de bola, pular elático, pega-pega, baleô...Oh tempo bom :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu ´post e realmente as brincadeiras antes eram bem diferentes e tão boas...
    Hoje, muitos nem tempo tem de brincar pois os pais os colocam em aulas disso, daquilo, coitados!!!

    Temos que brincar SEMPRE!!! Até com a dor! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, queria amiga Débora.

    Que lindo!!
    Eu também sei o que é isso. Brincar ao ar livre, escorregar na grama, jogar peteca, bola,gangorrar e ir no céu, subir nas árvores para apanhar frutas sem agrotóxico... De mãos dadas, cantarolar cantigas de roda...
    Os arranhões causados por nós mesmos, nem dóia.

    Ah, menina!! A criança em nós, não pode mesmo, nunca nos abandonar.

    Tenha uma linda semana repleta das emoções de uma criança.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Éramos simplesmente felizes com a simplicidade que tínhamos. Um abraço!
    Ivana

    ResponderExcluir
  5. Olá Débora,
    Suas palavras me remeteram à infância. Você discorreu sobre todas as brincadeiras que fizeram parte de minha infância. Tempo bom!
    Lamento ver as crianças de hoje sem todo o encantamento que tivemos a felicidade de viver. E as bolinhas de gude, que uniam as meninas e os meninos?
    Seria realmente maravilhoso se pudéssemos resgatar algumas dessas brincadeiras.

    Quanto à criança que vive em nós, devemos alimentá-la sempre, pois é ela que nos ajuda
    a levar a vida com maior leveza.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Você relembraram de muitas outras brincadeiras que também brinquei e muito...Peteca, bolinha de gude, gangorra, pular elástico, pega pega, esconde esconde...
    Õ tempo bom...
    Bj

    ResponderExcluir
  7. oi Débora
    achei muito bem escrito post.
    pois é ,mas acho que somos como somos graças a essa liberdade que tivemos, eu também não tive nada disso só uma boneca a natal,
    mas tinha meus primos, meus amigos da rua que morávamos,
    eu adorava pular corda,e jogar to no poço, será que alguém lembra dessa brincadeira,ou só eu???
    para beija o bonitão da turma,mas hoje acho que todos tem pressa de crescer.
    saltam as etapas. e para que??

    bacione

    ResponderExcluir
  8. Ai Fifia...eu não sei o que é jogar to no poço...alguém conhece?
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Excelente, Débora! Ai , que saudade do tempo em que a gente podia brincar livres nas ruas... Minha filha mais velha ainda pegou um pouco dessa fase, mas a mais nova já teve uma infância moderna, tecnológica,meio prisioneira do medo.Abraços, paz e bem.

    ResponderExcluir
  10. Oieeeee!! ^^

    Tem um selinho pra você lá no blog viu? Ele vem junto com uma brincadeira de perguntinhas, mas fique a vontade pra fazer ou não tah?! Como preferir...

    Te indiquei porque adoro seu blog, e sua presença lá no meu cantinho... Obrigada por me fazer companhia nesse mundo virtual!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  11. Ah... eu sei o que é jogar "to no poço"... ai ai, coisas legais da minha infância!! kkkkk

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  12. Conta o que é Caliope, fiquei curiosa com a brincadeira.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Lindo post! Falar de brincadeiras é sempre tão bom, não é? Relembrar...

    Bjo e feliz dia das crianças!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!